Home > Notícias > Entrevista ao portal Bacaba Sra.…
Notícias

Entrevista ao portal Bacaba Sra. Vanusa, idealizadora do Projeto Jades

Vanusa, idealizadora do Projeto Jades é entrevistada pelo Bacaba e diz emocionada: “Meu sonho era ajudar pessoas da terceira idade”.  Na entrevista fala sobre a carreira profissional e sobre troféu que receberá. Saiba mais…

Site Bacaba: Vanusa, hoje você é uma pessoa bastante conhecida em Bacabal, tanto pelo Projeto Jades de sua autoria, como por hoje ser secretária adjunta de assistência social. Mas no decorrer da entrevista falaremos sobre tudo isso. Vamos aqui à sua vida pessoa e acadêmica inicialmente.  Então, relate sobre sua trajetória pessoal e também acadêmica para nossos leitores conhecer melhor sobre quem é a bacabalense Vanusa…

Vanusa: Eu sou nascida e criada na cidade de Bacabal. Tenho orgulho de ser bacabalense. Sou de família bem humilde. Sou casada com Dr Bacelar. Tenho filho por nome Marco Antônio Araújo Bacelar, que hoje está no terceiro ano da faculdade de Medicina na cidade de São Paulo, na Unicamp.  Hoje sou formada em Matemática, sou servidora pública há 27 anos no estado do Maranhão. Eu me formei em Matemática porque amo a Matemática. Trabalho hoje na escola Juarez Gomes, antigo Leda Tajra, como coordenadora. Tenho orgulho da escola que trabalho. Uma escola maravilhosa, que tem uma gestora com a capacidade maravilhosa. Sou hoje também secretária adjunta da Secretaria de Assistência Social, que faço parte junto à primeira dama, Ivaneide Brandão. É uma secretária que está de parabéns. Tenho orgulho de ficar ao lado dela, que é uma pessoa de Deus, uma pessoa abençoada.

Site Bacaba: Você é conhecida como aquela que idealizou o projeto “Jades”. Então, fale agora um pouco como se deu isso. Como surgiu esse projeto?

Vanusa: É, de fato, hoje na cidade de Bacabal eu sou batizada como Vanusa das Jades. E eu tenho orgulho muito grande. Aqui em Bacabal, um dos projetos mais bonitos que tem aqui na cidade é o projeto das Jades.  Porque é um projeto que já salvou muitas vidas. O projeto Jades foi fundado no dia 07 de 2011 e eu agradeço muito à primeira pessoa que abraçou o projeto, que foi o senador João Alberto de Souza, eu tive a oportunidade quando o senador me ofereceu um cargo para ser secretária que era um cargo no estado e eu agradeci por esse presente e falei pra ele que eu agradecia de coração, mas não dava pra aceitar o cargo , porque eu tinha o sonho para Bacabal. Daí ele me perguntou qual era o sonho. E meu sonho era ajudar pessoas da terceira idade, eu tinha sonho de montar academia, mas não tinha condições. Então, como eu participei de um projeto da academia de uma professora, ela começou com um projeto na terceira idade pra ajudar idosos, daí o projeto teve que acabar devido a quantidade de pessoas que era muito grande, então o projeto acabou. Eu dançava e malhava nessa academia. E fiquei sentida porque as mulheres estavam gostando… então o que eu fiz, eu pensei: eu vou abraçar esse projeto, eu vou criar um projeto em Bacabal. E foi quando o senador João Alberto me deu essa oportunidade. Perguntou onde eu queria implantar o projeto. Daí eu disse que queria no Sesi. Ele perguntou se eu conhecia a diretora do Sesi e disse a ele que ela era minha colega, que é a professora Magda. O senador foi conversar com ela e ela disse que o Sesi estava de portas abertas. Nós começamos o projeto com 15 pessoas. Duas semanas depois, o projeto já tinha mais de 100 pessoas. Hoje já tem mais de 1.000 mulheres. E hoje praticamente ele já em vários bairros. Nos bairros por quê? Porque tem algumas outras pessoas que já estão copiando o projeto. Eu queria muito dividir nos bairros carentes, mas infelizmente não posso. Tem a questão financeira. Porque todos os professores são pagos.

Site Bacaba: Já que tocou no assunto… Como se dá a remuneração dos professores de dança do Projeto Jades?

Vanusa: Todos os professores são pagos. Hoje, eu tenho o apoio muito grande do deputado Roberto Costa. O deputado Roberto Costa abraça o projeto Jades. Ele abraça o projeto Jades há praticamente 8 anos. Então agradeço de coração. Agradeço também ao deputado federal João Marcelo.  Agradeço também ao nosso anjo da guarda que é o Dr Maurício, que ele é quem faz a avaliação. Pois todas as “jades” têm de passar por uma avaliação pra poder fazer atividades físicas. Nosso padrinho também Dr Edilson Baldez com sua esposa que abraça o projeto. E eu tenho orgulho, porque o projeto Jades é um projeto que já salvou vidas. Mulheres que viviam deprimidas, doentes na cama, em cadeiras de rodas, com problemas de depressão, com problemas de diabetes. Então, é um projeto que já salvou muitas vidas, já foi mostrado na rede globo na ação global do Sesi.

Site Bacaba: Vanusa, há inclusive bloco carnavalesco das Jades. Fale sobre isso também.

Vanusa: No projeto Jades nós temos as nossas festas juninas, o nosso bloco carnavalesco das Jades. O nosso bloco carnavalesco é um dos maiores blocos de carnaval de Bacabal, que através do nosso padrinho, o deputado estadual Roberto Costa, que apoia juntamente com senador João Alberto e deputado federal João Marcelo. Então é um projeto que traz alegria.

Site Bacaba: Atualmente como está funcionando o projeto Jades?

Vanusa: Olha, hoje o projeto está funcionando em dois horários na praça da bíblia, não estamos dançando no Sesi mais. Estamos na praça da Bíblia de segunda a sexta feira. De 17h até 20h. Para participar basta ir procurar as coordenadoras. Você pode se dirigir de segunda à sexta feira na praça da bíblia. Nós estamos lá a partir das 17h. Primeiro nós vamos fazer uma entrevista, lá vou saber de imediato como está o seu estado de saúde, pra saber se pode dançar no mesmo dia. Porque tem de passar por uma avaliação com nosso cardiologista e você não vai pagar nada. Mas na verdade o projeto Jades não é um projeto só pra terceira idade, mas todas as idades, inclusive crianças.

Site Bacaba: E porque esse nome “Jades”. Porque batizado dessa forma?

Vanusa: Porque eu estava na escola e uma amiga me fez um pedido: ela disse: “Vanusa, eu queria que tu trouxesse o perfume (pois eu vendia perfumes da natura). Ela queria comprar na minha mão. No dia seguinte, eu esqueci de levar o perfume pra ela. aí ela disse: “Amiga, tu trouxe meu perfume?”. Daí eu disse que havia esquecido. E disse: “Amanhã trago”. Aí ela disse: “Eita amiga, tu já tá jades, né? Aí eu disse: Por que tu tá me chamando jades?” Aí ela disse: “Jades significa já de idade”. Aí eu disse: Nossa amiga, tu me deu uma ideia de projeto. Então vou batizar o meu projeto com nome de Jades. E assim ficou. E eu também coloquei o nome de SAID. SAID são os homens. Porque é “Sai de idade” (risos). Então ficou assim.

Site Bacaba: Bem, hoje você está aqui na Secretaria de Assistência Social, atuando como secretária adjunta. A sua inserção aqui ela se deu justamente por essa visão que os políticos, alguns dos quais você já citou, que tiveram sobre você no sentido dessa preocupação, zelo e cuidado que você tem tanto com as mulheres idosas, como também das mulheres de modo geral etc. então explica pra gente como se deu sua chegada à Secretaria de Assistência Social e o trabalho por aqui desempenhado.

Vanusa: Eu acredito que hoje eu como secretária adjunta da Secretaria de Assistência Social, o que trouxe a Vanusa das Jades vir a essa secretaria foi quando a nossa primeira dama disse que queria uma pessoa que tivesse um carinho muito grande pelas pessoas de Bacabal. E o nome citado foi a professora Vanusa. E a dona “Neidinha” (Ivoneide Brandão) quis que eu trabalhasse com ela. Tenho orgulho de trabalhar aqui. A primeira dama é uma pessoa maravilhosa, não falo assim porque ela é primeira dama, mulher do prefeito, mas sim como pessoa. A dona Neidinha é uma pessoa de Deus. Todo mundo já sabe que ela é evangélica da assembleia de Deus. Ela é uma pessoa muito boa, uma pessoa de coração muito grande. Ela gosta mesmo de abraçar as pessoas. Então eu tenho maior orgulho de trabalhar com ela. Ela é positiva. Se tem alguma coisa que tá errado, ela corrige. E aqui na secretaria de assistência social, graças a Deus, depois que nós entramos, recebemos muitos elogios… Nós temos uma equipe muito boa, muito competente. Então só tenho a agradecer.

Site Bacaba: Você será agora homenageada no dia 23 de novembro, em mais uma edição do Troféu Bacaba 2019, esse evento que é tradicional, é consolidado na cidade e essa homenagem atesta ao mérito da sua contribuição à sociedade bacabalense, quer seja como professora, como idealizadora e coordenadora do projeto Jades, quer seja como secretária adjunta de Assistência Social. Como é pra você estar no rol dos homenageados?

Vanusa: Olha, primeiro quero parabenizar o Johnson por fazer esse evento todo ano e dizer que esse evento não pode acabar. Um evento que faz com que as pessoas que estão sendo homenageadas sejam vistas como aquelas que prestam um bom trabalho.

Site Bacaba: De já, obrigado pela entrevista. Fique à vontade para fazer considerações finais.

Vanusa: Eu quero aqui agradecer ao nosso padrinho, deputado Roberto Costa que é uma pessoa que abraça o projeto Jades. Nem tenho palavras pra agradecer… Porque todos os professores do projeto Jades quem paga é o deputado Roberto Costa. Não só projeto Jades, mas ele tá abraçando também os outros projetos, dos bairros de Bacabal. No Bloco Vem com as Jades quem dá todo esse apoio é o deputado Roberto Costa juntamente com o deputado João Marcelo, com senador João Alberto e Dr Maurício Carvalho que abraça o projeto como um anjo da guarda, porque as consultas elas não pagam, os exames… O eletrocardiograma também elas também não pagam… E sem contar que elas ainda saem com suas sacolinhas de remédio. Isso é muito importante. Todos os nossos padrinhos: deputado Roberto Costa, deputado João Marcelo, senador João Alberto, Dr Mauricio Carvalho, Dr Baldez deu até uma academia. Essa academia da terceira idade está lá no Sesi. Quem cuida dessa academia é a gestora do SESI, a Magda. Eu agradeço de coração a essas pessoas. Ao laboratório Bom Pastor também que tem feito os exames delas, hemograma, o Hemolab.. Eu acredito que nós vamos ter a nossa sede própria para o projeto Jades, eu conto com o apoio dos nossos padrinhos. Que inclusive já levou o projeto pra o nosso Governador Flávio Dino pra q           eu a gente possa receber recursos pra construção da nossa sede. O deputado João Marcelo vai contribui com o valor de R$ 630.000 e agora nós vamos pedi o apoio do prefeito Edvan Brandão, pra que possa fazer a doação do terreno pra construção da sede do projeto Jades. E depois que construído nosso prédio, tenho certeza que o projeto Jades não vai ficar só na terceira idade. Eu preciso criar um projeto para as crianças, porque elas mesmo cobram também.

Agradeço de coração a minha amiga Gestora do SESi Maria Magna, por sempre está apoiando nossas queridas Jades. O Projeto Amigas da Feliz Idade-Jades criado sem fins lucrativos, e Conta com a ajuda de queridos padrinhos, doutores, professores, coordenadores e amigos!
Nossos Padrinhos, Presidente FIEMA-SESI Dr. Edilson Baldez e sua esposa Maria Dolores,Gestora do SESI Maria Magna, Dr. Mauricio Carvalho Gonçalves- Cardiologista e sua esposa Dra. Fabiane Martins Carvalho, Senador Dr. João Alberto de Souza, Deputado Federal João Marcelo, Deputado Estadual Roberto Costa, LABORATÓRIO BOM PASTOR, Laboratório Hemolab, Coordenadores Geral Vanusa Bacelar, Coordenadora Francilene Ribeiro, Coordenadora Silvia, Coordenadora Carleane, Coordenadora Neta, Coordenadora Francisca, Coordenadora Yolanda Pinheiro, Professores Matheus, Prof. Lucas e Prof. Castro Junior.

MAIS NOTÍCIAS

< Voltar