Home > Notícias > Entrevista exclusiva do Sr. Abdenego,…
Notícias

Entrevista exclusiva do Sr. Abdenego, gerente regional dos Correios, que será homenageado no Troféu Bacaba edição 2019.

“O mérito é todo da nossa equipe. Sem esse esforço da nossa equipe, não estaríamos, digamos, no caminho certo”, diz Abdenego, gerente regional dos Correios, que será homenageado no Troféu Bacaba edição 2019.

O entrevistado de hoje é o Sr Abdenego, atualmente gerente regional da empresa Correios e Telégrafos. Nessa entrevista, ele nos fala sobre vida pessoal, trajetória acadêmica, atuação política e sobre a homenagem que receberá próximo dia 23 de novembro.  Acompanhe:

Site Bacaba: Estamos aqui com o Sr Abdenego, gerente regional dos correios, que vai falar a respeito de sua vida acadêmica, profissional e pessoal. Mas vamos começar falando da sua vida pessoal. Já li alguma coisa sobre você, sei que sempre participou dos movimentos estudantis… Sempre foi engajado nessas questões. Então gostaria que começasse a falar sobre sua trajetória de vida pessoal e o que levou o sr se tornar um colaborador dos correios e hoje ter chegado num cargo tão importante, que é gestor regional.Gerente dos Correios:  Bom dia aos amigos leitores do site Bacaba. Primeiramente é uma honra recebê-los aqui. Olha, sou daqui mesmo da região, sou filho de pais agricultores aqui da cidade de Lago Verde-MA e ainda bem adolescente vim a Bacabal procurar melhorar os estudos. Pois na minha cidade na época só tinha magistério, onde também tenho grande honra em ser formado nessa área. E vim pra Bacabal estudar na escola Leda Tajra e lá começamos a nossa vida, digamos que, junto à conjuntura na defesa da classe estudantil. Tivemos a felicidade de ter a confiança dos colegas e fomos eleitos duas vezes, consecutivos, presidente do grêmio estudantil. E depois no colegiado escolar. Depois fundamos a União Municipal dos Estudantes Secundários de Bacabal. Logo depois tive que começar a trabalhar naturalmente, me virar, começamos a fazer concursos públicos. Então primeiro entrei no magistério, comecei a trabalhar como professor. Em 2001, no concurso público dos correios, ingressei nessa maravilhosa empresa brasileira de Correios e Telégrafos na qual estou fazendo agora 19 anos que trabalho. Comecei como operador de triagem e de lá pra cá através de concursos internos galgamos algumas funções dentro da empresa, como coordenador de vendas etc, e atualmente estou aqui, tendo a felicidade de fazer parte da gestão da regional de Bacabal, à qual estamos à frente dessa gestão regional. Acredito que a população tem visto melhoria desde que assumimos. Estamos à frente de 80 agências de 80 municípios. Somos uma equipe boa, engajada e comprometida em fazer dos correios uma empresa melhor à população do Maranhão.

Site Bacaba: E quais foram os principais desafios que encontrou ao assumir a gerência regional dos correios.

Gerente dos Correios:  Os principais desafios foram melhorar a imagem funcional da empresa junto a sociedade. Nós tivemos aí falta de gestão propriamente dita… E nós por já sermos da região e conhecermos, começamos então a correr atrás do apoio frente às demais áreas da empresa para que nossa região melhorasse no atendimento ao público.  E nós conseguimos. Você pode observar hoje, a própria agência de Bacabal tem um aspecto diferenciado, tanto físico, estrutural como de pessoal, no que tange à questão do atendimento e da distribuição. E nós estamos aqui aguardando nova frota chegar, tanto de carros como de motos, mas é assim:  a gente vai logo resolvendo um problema e tentando resolver os outros que vão aparecendo e faz parte da vida, o nosso trabalho não é diferente… Mas o importante também é que com isso, nós começamos a melhorar os resultados através da satisfação dos nossos colegas, fazendo uma gestão mais humana. Casando a gestão humana com a gestão empresarial. Procurando melhor satisfação do todo, tanto dos clientes externos quanto os internos, que são nossos colegas de trabalho. E esse resultado se reflete nisso. Então acredito que estamos no caminho certo, temos muito o que fazer e empreender. Tenho certeza que com respeito às pessoas, uso da meritocracia com foco no cliente e comprometimento nos resultados, acredito que vamos chegar lá sim, aperfeiçoando cada dia mais nosso trabalho. Pra isso estamos aqui e é pra isso que vamos continuar trabalhando.

Site Bacaba: Fale-nos um pouco de como funciona essa parceria dos Correios com essa emissora de tv nacional, que é o SBT e como chegaram a galgar grandes prêmios, inclusive indo até a sede dessa renomada empresa de televisão receber premiação.

Gerente dos Correios:  Sim, nos Correios, a gente sempre tem as campanhas de venda, os nossos parceiros comerciais… Tanto o SBT através do Silvio Santos, com o Jequiti, quanto o Serasa, quanto o Correio Chip Celular… O Correio Chip Celular é um chip com várias promoções, porque os Correios está também entrando na questão de telefonia e também são nossos produtos comerciais. Quer dizer, os Correios não se prende somente à questão da logística, mas a outros fatores comerciais, que às vezes a população nem tem conhecimento. Mas estivemos sim no SBT e tivemos a honra de a nossa equipe ser a melhor a nível nacional naquela campanha de venda do Jequiti e devido nosso desempenho ao longo do ano, fomos convidados pelo SBT a participar do que eles chamam de “Experience Day”. Participamos de alguns programas, inclusive no programa “Casos de Família”. Conhecemos toda a estrutura do SBT e tivemos a honra, eu como gestor regional e a colega Vagnalda da agência regional de Pedreiras

Pedreiras, como melhor vendedora do carnê no Brasil. E tivemos a honra de ser homenageado lá no SBT através dessa visita a convite do SBT. Como forma de reconhecimento pelo esforço a mais da equipe. E quero dizer pra ti e pra vocês, nossos amigos leitores, que é uma honra saber que estamos no caminho certo. O mérito é todo da nossa equipe. Sem esse esforço da nossa equipe, não estaríamos, digamos, no caminho certo. Tendo resultados tão bons, como temos hoje. Então o mérito é da nossa equipe. Eu estou apenas à frente desse trabalho, mas é da equipe. A eles nossos parabéns, a todos esses nossos colegas, às nossas mais de 80 agências que temos nessa regional.

Site Bacaba: E com relação à sua vida acadêmica. Sua formação…

Gerente dos Correios: Sou filho de família pobre e como falei sou filho de Lago Verde, tenho orgulho de ser filho de Lago Verde. E também tenho Bacabal como minha segunda cidade. Mas estudei, trabalhei, sempre procurei me qualificar. Eu tenho formação na vida acadêmica em Filosofia, graduação em Administração, Tecnólogo em Processos Gerenciais e sou pós-graduado em Docência do Ensino Superior. Estou fazendo pós-graduação, concluindo se Deus quiser em breve, em Marketing e não paro. Atualmente

sou acadêmico da Universidade Federal do Maranhão e estou aí em Licenciatura em Matemática. Tenho dito que todo bom filósofo é também um bom Matemático. E trago isso para minha vida e também estou aí galgando a formação em Licenciatura em Matemática. Eu amo também ser profissional do magistério. Também sou docente em algumas faculdades na área da Administração. Mas eu amo muito a pedagogia, amo muito a Filosofia. São cursos que amei fazê-los e tô gostando muito da Matemática. Pra mim está sendo um grande desafio a Matemática.

Site Bacaba: O Sr sempre foi engajado na vida política. É um sonho pra você ajudar seu município, chegar a ser gestor da sua cidade Lago Verde-MA

Gerente dos Correios: Olha, eu estaria faltando com a verdade, se eu falasse o contrário. Naturalmente minha terra, a cidade de Lago Verde, é uma cidade muito carente de gestão. Falta gestor público, isso é visível. Devido meus pais serem um dos primeiros moradores daquela cidade, eu cresci ali naquele sofrimento e vendo meu povo sofrer, é um projeto que tenho de uma hora, se a população de Lago Verde vê em mim uma pessoa de qualidade para gestor, de geri aquele município, eu gostaria muito… Estou procurando apoio político, mas o principal é ter apoio da população. É uma cidade pequena, Lago Verde tem 28 ruas, Lago Verde tem 16 mil habitantes. Lago Verde precisa de melhorias. Tenho total respeito por todos os gestores que por ali passaram. Mas como respeitamos a todos, eu acho que temos muito a evoluir. E Lago Verde precisa sim de um gestor que acima de tudo ame sua terra. E ame seu povo. E esse amor tenho pelo povo e vontade de gerir aquele município.

Site Bacaba: Agora dia 23 de novembro, vai acontecer mais uma edição do “Troféu Bacaba”. Como se sente ao ser uma das personalidades homenageadas, reconhecimento à sua atuação de um modo geral, especialmente por sua contribuição à população de Bacabal à frente da regional dos Correios.

Gerente dos Correios: Eu fico muito feliz. É sempre uma honra ter pessoa assim como Johnson, que procura nas pessoas o reconhecimento naquilo que as pessoas fazem no dia a dia. Pra mim na realidade é um reconhecimento plausível, eu fico grato. Eu amo o que faço, gosto do que faço. E acho que esse reconhecimento vem pra mim, mas eu estou apenas simbolizando, porque ele é pra minha equipe de trabalho, pois o mérito é deles, dos meus colegas de trabalho. Eu então eu vou representá-los, posso assim dizer, representá-los nessa premiação. Que é um grande evento, de tradição em Bacabal, o Troféu Bacaba.  Pra mim é uma grande honra e estarei ali apenas representando a minha equipe. Porque o meu papel aqui é contribui para que a nossa sociedade seja mais completa, mais ideal e mais feliz.Comemoração da equipe dos Correios de Bacabal por mais uma vitoria destaque em vendas de produtos em primeiro luga.r

Site Bacaba: Muito obrigado pela entrevista.

 

MAIS NOTÍCIAS

< Voltar